Total de visualizações de página

sábado, 29 de setembro de 2007

"Os Sete Saberes"

Acredito que O CONHECIMENTO, para que seja realmente conhecimento ele tem que ser compartilhado. De nada adianta aprendermos sobre algo e não compartilhar com os nossos pares, então por isso divido com vcs OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO (Edgar Morin).
Os sete saberes necessários à educação não têm nenhum programa educativo, escolar ou universitário. Eles dizem respeito aos sete buracos negros da educação, completamente ignorados, substimados ou fragmentados nos programas educativos. Os sete saberes são:
1- O Conhecimento
Naturalmente, o ensino fornece conhecimento, fornece saberes. Porém, apesar de sua fundamental importância, nunca se ensina o que é, de fato, o conhecimento. O conhecimento nunca é um reflexo ou espelho da realidade, ele é sempre uma tradução, seguida de uma reconstrução.
2- O Conhecimento Pertinente
Não ensinamos as condições de um conhecimento pertinente, de um conhecimento que não mutila o seu objeto. Nós seguimos um mundo formado pelo ensino disciplinar, fragmentado, não havendo conexão alguma entre as disciplinas. Não é necessário conhecer apenas uma parte da realidade, é preciso ter uma visão capaz de situar o conjunto. É preciso dizer que não é a quantidade de informações que podem dar sozinhas um conhecimento pertinente e, sim a capacidade de colocar o conhecimento no contexto.
3- A Identidade Humana
Nossa identidade é completamente ignorada pelos programas de instrução. Somos indivíduos de uma sociedade e fazemos parte de uma espécie. Porém, ao mesmo tempo temos a sociedade como parte de nós e, a espécie em nós e dependendo de nós.
4- A Compreensão Humana
Nunca se ensina sobre como compreender uns aos outros, como compreender nossos vizinhos, nossos parentes, nossos pais. A grande inimiga da compreensão é a falta de preocupação em ensiná-la.Vivemos numa sociedade individualista e indiferente, que desenvolve o egocentrismo e alimenta a autojustificação e a rejeição ao próximo.
5-A Incerteza
Apesar de, nas escolas, ensinar só as certezas. É necessário mostrar em todos os domínios, o sugimento do inesperado. É preciso tomar consciência de que as futuras decisões devem ser tomadas com o risco do erro e estabelecer estratégias que possam ser corrigidas no processo da ação, a partir dos imprevistos e das informações que se tem.
6- A Condição Planetária
Esse fenômeno que estamos vivendo, em que tudo está conectado, é um outro aspecto que o ensino ainda não tocou, assim como o planeta e seus problemas, a aceleração histórica, a quantidade de informação que não conseguimos processar e organizar. É preciso mostrar que a humanidade vive agora uma comunidade de destino comum.
7- A Antropoética
Cabe ao ser humano desenvolver, ao mesmo tempo, a ética e a autonomia pessoal, além de desenvolver a participação social, ou seja, a nossa participação no gênero humano, pois compartilhamos um destino comum. Hoje o planeta está, ao mesmo tempo, unido e fragmentado, começa a se desenvolver uma ética do gênero humano, para que possamos superar esse estado de caos e começar, talvez, a civilizar a terra.
Bem caros colegas, aí estão os sete saberes, analisem e reflitam para que um dia possamos chegar à EDUCAÇÃO dos nossos sonhos.
Abraços!!!